"Amo como ama o amor.Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar.Que queres que te diga,além de que te amo,se o que quero dizer -te é que te amo."
Fernando Pessoa

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

BIOLOGIA-Origem dos Primeiros seres vivos

Muitas foram as teorias formuladas para explicar o surgimento de vida sobre o nosso planeta.
Algumas absurdas como a TEORIA DA GERAÇÃO ESPONTÂNEA ou ABIOGÊNESE,que admitia que os seres vivos podiam seguir espontaneamente da matéria sem vida.
Somente depois de muitas discussões,experiências e a superação de diversos tabus,é que surgiram as teorias mais coerentes e aceitáveis a respeito de como apareceram as primeiras formas de vida na Terra.
Uma proposta de ampla aceitação entre cientistas é a de que há cerca de 3,8 bilhões de anos originou-se,nos oceanos da Terra,a primeira forma de vida unicelular,bastante primitiva.Estudos geológicos de rochas daquela época forneceram pistas de como deveria ter sido a composição da atmosfera terrestre,que era bem diferente da atual.
Os cientistas realizaram testes em laboratório para tentar simular as condições de temperatura,de atmosfera e de luz solar exixtentes na Terra primitiva antes de aparecer a vida.
Nesses testes,uma mistura inicial de substâncias que supostamente imitava a composição da atmosfera primitiva foi confinada num recipiente.Sob a ação de descargas elétricas que simulamvam os raios das tempestades que ocorriam na época,os cientistas verificaram que essa mistura gradualmente sofria inúmeras transformações químicas.Ao final de vários dias dee descargas elétricas,foram detectadas no interior do recipiente substâncias,havia alguns tipos de aminoácidos,constituintes das proteínas que existem na composição de todos os seres vivos.
Com base nos resultados de experiências como essas,os cientistas propuseram que,ao longo de milhões de anos,houve uma série de reações químicas que,há cerca de 4bilhões de anos,eventualmente produziram algumas das substâncias das quais a vida é formada.Teria se originado,como consequência,há cerca de 3,8 bilhões de anos, a primeira célula,extremamente primitiva,mas dotada de uma importante característica:poder fazer cópias de si mesma ( capacidade de reprodução ).
Convém insistir que essa é uma proposta que sendo continuamente reavaliada à luz de novaas evidências de vários ramos da Ciência, tais como Geologia,Paleontologia,Química,Física,Genética ....Quando novas evidências evidências surgem, as ideias são aprimoradas visando incluir as novas informações disponíveis.
Nenhum cientistas pode afirmar que essa explicação paqra a origem da vida seja correta em todos os seus detalhes,porém ela se fundamenta em evidências concretas.Além disso,está aberta a alterações advindas de novas evidências e, portanto,admite-se que selja uma teoria,uma proposta de explicação, e não uma verdade absoluta e inquestionável.


extraido do livro Ciências Naturais,aprendendo com o cotidiano de Eduardo Leite do Canto

Nenhum comentário:

Postar um comentário


GIRLSPT.COM - Cursores Animados

BIOLOGIA