"Amo como ama o amor.Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar.Que queres que te diga,além de que te amo,se o que quero dizer -te é que te amo."
Fernando Pessoa

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

BIOLOGIA - EVOLUÇÃO X PROGRESSO

EVOLUÇÃO x PROGRESSO
A palavra “evolução” gerou um problema conceitual que persiste desde a época de Darwin, por ser associada à idéia de “progresso”. Darwin evitou esse tempo na primeira edição de A Origem das Espécies, referindo-se ao processo evolutivo como “descendência com modificação”. Ao contrário de seus contemporâneos, Darwin não interpretava a evolução como sinônimo de progresso. Se fosse assim, seres primitivos como os insetos não seriam os animais mais abundantes do planeta, muito bem-sucedidos na colonização dos mais variados ambientes, entre outros exemplos.
Quando o assunto é a evolução da espécie humana, a idéia de progresso torna-se a mais forte. O biólogo Stephen Jay Gould, estudioso da evolução no modelo darwinista, afirmou em um de seus textos que há “um desejo humano de nos vermos como o ponto alto da história da vida, governantes da terra por direito e por destino biológico”.
Na publicidade e nas caricaturas, é comum a utilização da imagem de evolução como uma seqüência de formas, que vão das mais simples até as mais sofisticadas, sugerindo uma evolução para o progresso. Por exemplo: Em uma ilha, vemos no canto esquerdo um chimpanzé, depois figuras de “homens da caverna” e, no canto direito, um homem com roupas de executivo. Podermos facilmente compreender que se trata de uma brincadeira com os conceitos evolutivos, mais é preciso cuidado, pois uma imagem pode ver mais que mil palavras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


GIRLSPT.COM - Cursores Animados

BIOLOGIA