"Amo como ama o amor.Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar.Que queres que te diga,além de que te amo,se o que quero dizer -te é que te amo."
Fernando Pessoa

sábado, 16 de outubro de 2010

BIOLOGIA - A VISITA DE DARWIN NO BRASIL

A VISITA DE DARWIN NO BRASIL
Charles Darwin fez um registro minucioso de suas observações ao longo de toda a viagem. Além desses registros, escreveu numerosas cartas dirigidas a familiares, amigos e cientistas. Terminada a viagem, em 1837, Darwin continuou mantendo correspondência constante, tendo suas cartas sido objeto de publicação intitulada As cartas de Charles Darwin, editadas por Frederick Burkhardt, tradução de Vera Ribeiro, editora UNESP e Cambridge University Press.
Estou inserindo aqui um pequeno trecho de cartas que documentam a passagem de Darwin pelo Brasil,retirado do referido livro.
1º de março Bahia ou Salvador.- “Cheguei a este lugar no dia 28 de fevereiro e agora escrevo esta carta depois de haver passeado resolutamente pelas florestas do novo mundo. – Ninguém seria capaz de imaginar nada tão belo quanto a antiga cidade de Bahia;ela fica docemente aconchegada num bosque exuberante de lindas árvores – situando-se sobre uma colina íngreme,descortina as águas calmas da grande baia de Todos casas são brancas e altivas e, pelo fato de as janelas serem estreitas e longas, têm uma aparência muito leve e elegante. Os conventos, os pórticos e os prédios públicos quebram a uniformidade das casasa bia é repleta de grandes navios.Em suma, o que mais se poderá fazer? Ela é uma das paisagens mais lindas dos Brasis. Mas o prazer glorioso e requintado de caminhar por entre essas flores e essas árvores só pode ser compreendido por aquele que o experimentaram.- |Embora, nesta Latitude tão baixa, a temperatura não seja tão desagradavelmente quente, no momento ela é muito úmida, pois estamos Na estação das chuvas.-Verifico que,até aqui,o clima combina admiravelmente comigo:dá vontade de levar uma vida sossegada,por algum tempo,numa região assim.
(...)
Mais ou menos no dia 12 zarparemos em direção ao Rio, mas ficaremos algum tempo pelo caminho,sondando os bancos de areia de Abrolhos.
(...)
...Rio de Janeiro, 5 de abril. – Navegamos à toda durante a noite passada,porque o Comandante estava decidido estava decidido a que víssemos o porto do Rio e fôssemos vistos,nós mesmos,em plana luz do dia.A passagem é magnífica e melhora á medida que vai sendo conhecida; no momento, é por demais inédito fitar Montanhas escarpadas como as do País de Gales, mas revestidas de uma vegetação perene e com seus topos ornamentadas pela forma leve da Palmeira.- A cidade,vistosa em suas torres e Catedrais, situa-se na base dessas Montanhas,e domina uma vasta baia,crivada de vasos de guerra cujas bandeiras são indicativas de todas as nações.
(...)
23 de julho de 1832
(...) Minha coleção dos Abrolhos é interessante, pois desconfio que contém quase toda a vegetação florescente e, a rigor, em razão da extrema esterelidade,quase se pode dizer o mesmo de St. Jago.- Mandei para casa 4 frascos com animais conservados em álcool.(...) fiz uma enorme coleção de Aracnídeos no Rio.Também de um bom número de besouros pequenos, em caixas para pílulas, mas esta não é a melhor época para eles – Como tenho apenas uma caixa de Diptera, não o enviei – Entre os animais inferiores, nada me interessou tanto quanto descobrir 2 espécies de Planariae verdadeiras, de cores elegantes, que habitam a floresta seca.


 

Um comentário:


GIRLSPT.COM - Cursores Animados

BIOLOGIA